A batalha do voto útil, que pode definir eleição no 1º turno



Abrir mão de votar no seu candidato preferido e optar por outro para evitar um segundo turno — essa é uma definição possível para o “voto útil”, termo que tem estado cada vez mais presente no debate político nesta reta final das eleições para presidente.

Com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) liderando as intenções de voto nas últimas pesquisas eleitorais, feitas por institutos como Ipec, DataFolha e Quaest, o apelo crescente pelo voto útil tem vindo principalmente dos eleitores do petista, que tentam convencer, por exemplo, o eleitorado de Ciro Gomes (PDT) a mudar de escolha para que um segundo turno com o candidato da direita não aconteça.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (29/9), não é possível afirmar se a eleição será ou não decidida no primeiro turno.

Neste vídeo, nossa repórter Giulia Granchi explica os argumentos pró e contra voto útil.

Assista e confira.

Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62999026

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

#bbcnewsbrasil #política #eleições2022

20 thoughts on “A batalha do voto útil, que pode definir eleição no 1º turno”
  1. Eu acho que essas duas mulheres combinaram com lula fazendo divisões de voto contra bosolnaro mas se não tivesse elas os votos iriam para bosolnaro

  2. Sem manifestar lado mas tá clara q a narrativa da reportagem só pendeu para um dos lados nehh…Seria também viável ter sido feitas comparações de pq não votar no atual presidente pra já derrotar o Lula no primeiro turno…. já q a imprensa é como uma "balança" a mesma" medida "deve ser usada para ambos os lados neh???!!!! más essa é só a minha humilde opinião….

  3. "Voto por aprovação" é um sistema eleitoral matematicamente resistente tanto ao voto útil quanto a diversas estratégias de manipulação das massas. Conhecido há séculos. Mas não convém a ninguém da classe política, então não é usado em nenhum país do mundo, só dentro de empresas.

  4. Esse negocio de votar em fulano porque um "famoso" eh contra o Bolsonaro eh tipo de chamar voce de otario util…
    Voce dizer nao vote em Bolsonaro eh muitoooo mas muitooo diferente de dizer vote em Lula para tirar Bolsonaro…
    Nao seja idiota, seja apenas imb ecil o suficiente para votar em quem eu voto…Esse pessoal tem que se ferrar mesmo…🤬🤬🤬🤬🤬

  5. A ELEIÇÃO MAIS FRAUDADA E SABOTADA DA HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS ESTÁ EM CURSO.

    O MAIOR CORRUPTO DO MUNDO FOI RETIRADO DA PRISÃO POR SEUS COMPARSAS COLOCADOS POR ELE NO STF, PARA "DISPUTAR" AS ELEIÇÕES. ESSES MESMOS CRIMINOSOS PARTICIPANTES DA MESMA QUADRILHA, ESTÃO NO COMANDO DAS ELEIÇÕES, GARANTINDO A "SEGURANÇA" DO SISTEMA ELEITORAL, USANDO A MÁQUINA PÚBLICA PARA ENGANAR O POVO, COMETER CRIMES E PERSEGUIR QUEM QUESTIONAR SUAS AÇÕES. USARAM DE TODAS AS ARTIMANHAS, ARTICULAÇÕES, MALANDRAGENS E DESCULPAS PARA NÃO PERMITIREM QUE AS URNAS TIVESSEM UM SISTEMA DE AUDITABILIDADE FÁCIL, PRÁTICO E ANALÓGICO, FORAM ATÉ O FIM ENROLANDO A TODOS PARA QUE O SISTEMA CONTINUASSE TODO DIGITAL E FRAUDÁVEL.

    ELES ESTÃO VINDO PARA O TUDO OU NADA, FARÃO E COMETERÃO QUALQUER CRIME PARA CONSEGUIR FRAUDAR AS ELEIÇÕES, SÃO OS CRIMINOSOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO, ELES NÃO TEM LIMITES POIS SÃO CRIMINOSOS EM SUA ESSÊNCIA E DEBOCHAM DAS LEIS. MESMO QUE BOLSONARO TENHA 70% DOS VOTOS, ELES IRÃO FAZER O QUE FOR NECESSÁRIO PARA RETIRAR ESSA VANTAGEM. AS PESQUISAS ESTÃO DESCARADAMENTE MANIPULADAS, POIS ELES PRECISAM DISSO PARA JUSTIFICAR O RESULTADO FRAUDADO. SE AS FORÇAS ARMADAS NÃO CONSEGUIREM IMPEDIR OU PROVAR AS FRAUDES, TEREMOS UM FUTURO SOMBRIO PELO FRENTE.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *